Em 3 de Fevereiro de 2013, Sábado, realizamos mais uma montaria na nossa Zona de Caça Municipal de Coimbra Sul. O dia estava ensolarado e com uma temperatura agradável para a época do ano em que estamos. Os rastos na mancha e frequência dos cevadouros espalhados na mesma criaram expectativas de bons resultados, tanto na organização como nos caçadores participantes. No ano passado tinham sido abatidos sete exemplares nesta mesma mancha. Tudo fazia prever que o quadro final de caça não ficasse muito longe destes números.
Infelizmente as coisas assim não se passaram. Não por culpa da organização, nem das quatro matilhas que desenvolveram um excelente trabalho, e a quem damos o nosso reconhecido agradecimento. Nem sequer podemos por as culpas nos caçadores pois estes souberam aproveitar as oportunidades que surgiram e abateram o único exemplar de javali que se encontrava na mancha, com somente dois disparos.
O que se passou também não é novidade para quem organiza ou mesmo participa em montarias com regularidade, no entanto para esta organização foi a primeira vez... e esperemos que única.
Os FURTIVOS fizeram das suas. Bolas de naftalina encontradas em vários pontos da mancha, algumas junto das portas, e sabe-se lá mais o que se terá passado durante a noite que antecedeu a montaria.
Os encames estavam visivelmente utilizados, os rastos estavam frescos, o milho não foi tocado na última noite, foi obvio que algo espantou os porcos para fora da mancha. Qual o objectivo? simples, apanharem-os com laços, ou mesmo a tiro na zona da mancha e nas zonas vizinhas.
Para o 56 caçadores que participaram na montaria uma grande frustração, mas para quem desde meados de Dezembro andava a tratar da mancha maior ainda.
Nem tudo correu mal, taco e almoço foram servidos no restaurante do aerodrómo de Antanhol, com qualidade e quantidade. Espírito de confraternização entre caçadores em altos níveis e pelo menos um caçador felicícimo por levar para casa uma bela porca com cerca de setenta quilos.
As autoridades foram informadas dos atos de sabotagem ocorridos, embora seja reconhecidamente impossível apurar quem os praticou. Foi-nos prometido um reforço no patrulhamento da zona em questão.
Curioso foi constatarmos que dois dias após a montaria os javalis voltaram à mancha tendo comido a totalidade do milho que ainda estava nos cevadouros.
Para o ano há mais montaria .
Nenhum comentário:
Postar um comentário